quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mobilização UNE



O DCE da Unitins, dce Ifto, junto com a União nacional dos estudantes e a união brasileira dos estudantes secundaristas realizão nesta quinta feira dia 15 de setembro passeata dos estudantes pela EDUCAÇÃO.
Pautas:
10% do PIB para educação
50% do fundo social do Pré-Sal para educação
Pela Aprovação da PEC da UNITINS
Pelo Passe Livre na cidade de Palmas




A proposta de emenda à constituição que estabelece regras fundamentais e programáticas das instituições de Ensino Superior mantidas pelo estado. Apresentada em sessão no dia 16 de agosto na Assembleia Legislativa.
Entendemos que a defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade para todos, é premissa para a construção de um Tocantins desenvolvido e socialmente justo.

Acreditamos em uma UNITINS democrática interna, com autonomia política, didático - cientifica e financeira, capaz de promover ensino superior de qualidade e desenvolver ciência e tecnologias necessárias para o pleno desenvolvimento do Tocantins.

A PEC da UNITINS trará garantias constitucionais à instituição e promoverá maior acesso a educação superior pública, gratuita e de qualidade para os cidadãos tocantinenses.

A conquista de alguns direitos fundamentais para o país avançar tendo necessidade o investimento em educação, junto a UNE, UBES e ANPAG lutaremos para que seja aprovado um PNE a serviço do povo brasileiro, que seja destinado 10% do PIB para educação garantindo o avanço da educação publica como estruturação do REUNI assim como programas de inclusão exemplo o PROUNI.

É elementar que bandeiras de lutas tão importantes como os 50% do fundo social do Pré-Sal para educação são maneiras de afirma a soberania e garantir que as riquezas do nosso país sendo investido no futuro e no presente do nosso povo.


O passe livre estudantil luta histórica dos estudantes nos quatro cantos do país, tem sido motivo de grande movimentação na capital do Estado. Mas do que direito ao livre acesso a escola, o passe consiste um maior contato dos estudantes brasilienses a cultura, esporte e lazer, elementos estreitamente vinculados também à formação cidadã dos mesmos.

"Pensar numa educação diferente é fazer com que a juventude tenha acesso a ela. Pensar em um país melhor é garantir que os sonhos juvenis possam vir a ser realidade. Para apostar em um Brasil soberano é necessário permitir que os estudantes cheguem à sala de aula.

Por isso defendemos o Passe Livre Já, para gente estudar"

                                               Fabrício Nonato de Oliveira Urzêdo
Presidente DCE/UNITINS
organizador do evento
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário